Turma do Smilinguido

Smilingüido é um personagem criado por Marcia d'Haese que retrata a vida em comunidade em um formigueiro. Smi, como é chamado pelos amigos, é uma formiga bastante ativa que interage com seus amigos e com a natureza ressaltando os valores cristãos em todas as suas atividades.
Protagonista de tirinhas, livros, filmes e videogames, Smilingüido é distribuído exclusivamente pela Editora Luz & Vida, de Curitiba.

História

Na década de 80, nasceu no coração de alguns jovens o sonho de comunicar o amor de Deus de uma forma alegre e criativa. Nesse grupo havia uma desenhista: Márcia D´Haese, que desenhava um formiguinha para ilustrar seus cadernos; havia também um jovem com talento para escrever: Carlos Tadeu, e muitos outros que se dispuseram a ajudar na criação das primeiras histórias.
A primeira idéia de nome para a formiguinha foi Zecão, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, para dar relevância ao fato de que apesar de pequeno e frágil, ou seja "desmilingüido", o Senhor Deus poderia manifestar Seu poder e Sua grandeza. "... Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza". Este foi o início do personagem e seu respectivo nome. De lá para cá muitos eventos importantes aconteceram como a incorporação deste ministério pela Editora Luz e Vida (1989). Desde então todos os produtos criados estão sob orientação da Editora. é muito representado em figurinhas impressas em papel.

Turma do Smilingüido

Piriá O melhor amigo do Smilinguido é uma formiga que veio do sul da floresta, tem um sotaque sulista, mais especificamente de Santa Catarina. Piriá é intempestivo e pensa muito em si. Chega a ser imprudente em seus ímpetos, mas não mal-intencionado. Convive com seus defeitos e não se preocupa com eles. Entretanto, quase sempre reconhece suas mancadas diante do amor do Criador.

Faniquita é espoleta, escandalosa, ansiosa e impaciente. Gosta de homenagens, é muito animada e seu sonho é, um dia, ser rainha. Ela também é a maior fã da rainha Formosa.

Pildas é amigo, destemido, simplese criativo. É desligado, não esquenta a cabeça com problemas. Chega a causar espanto com o seu jeito descansado, mas não recua diante de um desafio. É esportivo, inventa coisas, faz brinquedos. Gosta de farinha de rosca e possui um bornalzinho. Veio do Nordeste e tem sotaque do interior. Parece ter uma queda pela Faniquita.

Forfo é alegre, bonachão, sensível e, às vezes, ingênuo. Gosta muito de gabiri. É companheiro, um grande amigo que está sempre pronto a ajudar.

Talento e Tolero irmãos gêmeos, são lentos, simétricos e espelhados. Não são bobos, só lentos. Nunca se apressam e estão sempre sorridentes. Quando um diz: "vai chover", o outro repete: "é, chover". São pacientes, tolerantes, calmos e tranquilos.

Rainha Formosa é a autoridade do formigueiro das formigamigas. Tem que ser rápida nas decisões e, muitas vezes, pede consenhos ao mestre Formisã para estar segura delas. Juntos consultam o Livro da Vida, que foi dado pelo Senhor Criador para transmitir valores de justiça e amor. Ela entende que deve servir ao formigueiro, e não apenas morar nele.

Taploft é o intelectual da turma. Inteligente, estudioso, gosta de ler e fazer pesquisas. Ele se identifica com o mestre Formisã e seu sonho é ser ministro da rainha.

Flau está sempre na moda, é vaidosa e gosta de ser o centro das atenções. Anda com ar de superioridade e é teimosa. Ainda não conhece muito bem o Senhor Criador, mas está aprendendo, através do Livro da Vida e dos amigos do formigueiro.

Formisã, o sábio oriental, é conselheiro da rainha e professor dos pequenos. Tem uma maneira toda especial de ensinar, fazendo com que seus alunos vivenciem experiências, tirem suas próprias conclusões, e não apenas aprendam intelectualmente. Formisã sabe ver além das aparências e discerni se o que parece bom, é bom de fato. Ele sabe separar o mal do bem e tem no Senhor Criador o bem absoluto.

Formidável é o mensageiro da rainha Formosa. Ele é todo atrapalhado, pois essa grande responsábilidade de informar corretamente o deixa tão nervoso, que ele acaba fazendo uma verdadeira salada de "letras"... Mas com a ajuda do Senhor Criador, ele sempre acaba dando conta do recado.

Forfete é a mais nova integrante da turma. è amiga de todos, mas se identifica mais com o Forfo. Assim como ele, é alegre e divertida mas, ao contrário dele, não é comilona. Seu interesse está na jardinagem; gosta de cultivar flores e cuidar das plantas. Cuida também de si; está sempre arrumada, pois é vaidosa e se aceita como é.